23°C

Porto Seguro

Reservas

Porto Seguro - Fotografias

Arraial D'Ajuda

Arraial d'Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 16 997 habitantes, sendo 8 543 homens e 8 454 mulheres, possuindo um total de 7 741 domicílios particulares.

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.

Origem do nome

Igreja Nossa Senhora d'Ajuda.

Batizado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d'Ajuda. Não existem variações - somente a forma "Arraial d'Ajuda" é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente - Arraial D'ajuda. Na língua portuquesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d'Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.
Igreja

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Atualmente, centenas de fieis peregrinam anualmente até a Igreja afim de celebrarem a Romaria, procissão que ocorre de 6 a 15 de agosto em homenagem a padroeira do distrito.

Turismo

Rua do Mucugê

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de "Rua mais charmosa do Brasil". Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

Praias

Praia de Apaga-Fogo

É a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Nela alguns esportes náuticos como o Windsurf são praticados. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais.

Praia de Araçaípe

Areia repleta de conchas e mar calmo que se formam piscinas naturais na maré baixa.

Praia dos Pescadores

Situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.

Praia do Mucugê

O mar é tranquilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano. Nele, está lcoalizado o maior parque aquático do estado, o Eco Parque Arraial d’Ajuda.

Rio Mucugê desaguando no mar.

Praia do Parracho

Praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc. Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa "galera". Também é muito frequentada por mergulhadores.

Praia da Pitinga

Praia do Mucugê

Uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois "desaparece" junto com as falésias e emenda com a do Taípe.

Praia da Lagoa Azul

Está localizada a 6 km do centro de Arraial d'Ajuda .

Praia de Taípe

De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

Fonte: Wikipedia

resort Pau Brasil Praia Hotel